Como organizar uma festa infantil sozinha

Como organizar uma festa infantil sozinha? Primeiramente, organizar uma festa não é fácil e quando se está sozinha, fica ainda pior. Mas não se preocupe, com um bom planejamento e organização, sua festa será incrível!

Antes de mais nada, avalie quanto tempo você tem para organizar a festa. Procure fazer tudo dentro do seu tempo de controle. Se o tempo é curto, seja objetiva e lembre-se de que “menos é mais”. Procure também não deixar para resolver ou definir as coisas para a última hora, pois além de correr o risco de não encontrar tudo que precisa, pode ser que você tenha que gastar mais dinheiro.

Listei abaixo alguns pontos que devem ser considerados desde o planejamento até a realização da festa da sua criança.

Roteiro de como organizar uma festa infantil sozinha

1. Orçamento

O primeiro ponto é saber quanto dinheiro você poderá gastar na festa.

É claro que o céu é o limite, mas ter um orçamento para realizar a festa pode ajudar a saber como usar o recurso da melhor maneira e onde, evitando compras por impulso, por exemplo.

2. Local

É muito importante saber onde será realizada a festa. Em casa, no buffet, salão de festas, num sítio ou parque.

Além de poder avaliar as condições que podem influenciar na sua festa, isso também dá uma noção das pessoas que comparecerão em função da distância.

3. Espaço

Definido o local, é hora de pensar na estrutura que você terá a disposição e a capacidade de pessoas que poderão ser convidadas.

Verifique o tamanho da cozinha e se os utensílios estão funcionando, quantas mesas e cadeiras tem no espaço, se é coberto ou não, a quantidade de tomadas e a voltagem.

4. Dia / Duração / Horário

Parece bobeira, mas a escolha do dia para realização da festa pode influenciar na quantidade de convidados que comparecerão. Por exemplo, uma festa no meio de um feriadão pode sofrer esse impacto, pois pode acontecer das pessoas optarem por viajar.

O mesmo vale para o horário. Avalie o perfil dos convidados antes de fechar a data e horário.

A duração é importante para saber a quantidade de comida e bebida que será necessária e também quais atividades podem ser incluídas na programação.

5. Quantidades de Pessoas / Lista de Convidados

Depois de avaliar os itens anteriores, chegou a hora de considerar quantas pessoas serão convidadas.

Para auxiliar, prepare um lista de convidados preliminar e liste todas as pessoas que fazem parte do seu ciclo e havendo a necessidade de redução da lista, vá eliminando as pessoas até atingir o número ideal.

Dica: dê preferência as pessoas que fazem parte do seu convívio e especialmente o da criança.

6. Tema da Festa e itens de decoração

A escolha do tema da festa é um ponto muito importante. Considere que nem sempre o tema que a criança escolhe tem materiais já prontos para decoração da festa.

Faça uma pesquisa para saber o que você pode encontrar antes de bater o martelo.

Importante: Nem sempre o que você vê online é fácil de encontrar para comprar, por isso, tenha um plano B.

Veja aqui no Eu Amo Festa alguns temas de festas.

7. Quantidade de comida e bebida

Sabendo quantas pessoas virão e qual a duração da festa, ficará mais fácil de definir a quantidade de alimentos e bebidas.

Considere neste momento as condições climáticas. No verão, as pessoas tendem a beber mais que comer e o contrário acontece no inverno.

Dica: muitas pessoas se preocupam com refrigerantes, sucos e bebidas alcoólicas e se esquecem da água!

8. Atividades

O local onde será realizada a festa já tem uma estrutura para as crianças se divertirem ou você vai ter que se virar? Pesquise por jogos e atividades, ou, caso esteja no seu orçamento, opte por contratar recreadores ou shows para animar a festa.

Importante: Caso vá contratar algum profissional, pesquise entre seus contatos uma referência.

9. Lembrancinha

No final da festa os convidados ganharão uma lembrancinha? Defina quem poderá ganhar e avalie qual tipo de lembrancinha é mais indicada para a faixa etária.

Agora é com você! Tenho certeza que seguindo esses passos você saberá como organizar uma festa infantil sozinha.

Tem alguma outra dica? Deixa aqui nos comentários.

Não esqueça de nos seguir no Facebook e no Instagram

One Response

  1. Vera Silva 25 de junho de 2019

Deixe um comentário